Encontro com Alice, a Kombi que leva fotografia às comunidades

Luciano CandisaniLink do BLog

Foto_2

Uma Kombi-casa chamada Alice, um punhado de câmeras digitais e paixão por fotografia. Eis as ferramentas usadas por Ines Calixto e Franco Hoff para levar  a arte fotográfica a crianças de comunidades espalhadas pelo Brasil. Eles já percorreram milhares de quilômetros ministrando oficinas e ainda têm mais dois anos de estradas pela frente.

Semana passada, numa dessas boas surpresas de viagem, encontrei Alice e seus tripulantes estacionados no Porto de Corumbá, às margens do rio Paraguai. Coincidentemente, embarcamos juntos em uma expedição do Instituto Homem Pantaneiro para a região da Serra do Amolar, na fronteira com a Bolívia. Ao longo das muitas horas no barco, conheci cada detalhe do projeto do casal de fotógrafos. Mas só fui mesmo entender o alcance do trabalho deles quando paramos em uma comunidade ribeirinha. Ali, pude ver o brilho nos olhos de uma menininha que pela primeira vez teve a chance de fotografar o mundo ao seu redor – e o fez de forma magistral, diga-se!

Naqueles olhinhos brilhantes ficou claro que Alice não é apenas um carro pitoresco em viagem pelo país. Sua lataria  encerra os sonhos de quem teve a coragem de soltar as amarras e partir para  ver o mundo com os próprios olhos. E insiste em acreditar que pode faze-lo melhor.

Nos próximos dois anos, muitas crianças de comunidades isoladas do Brasil terão a chance de conhecer a fotografia. A oportunidade já está a caminho, a bordo de uma Kombi chamada Alice.

Acompanhe a viagem de Alice pelo endereço www.historiasdealice.com.br

Foto_1

Foto_3

Foto_4

Foto_5

Foto_6

Post a Comment

Your email is never shared. Required fields are marked *

*
*