Em nossa passagem pelo Paraná

logotop

HISTÓRIAS DE ALICE – Goioerê recebe exposição que retrata caminhos percorridos por uma Kombi

25/04/2011

Locais que para muitos são inacessíveis são revelados através do projeto Histórias de Alice. Prestes a completar um ano de existência, o projeto parou em Goioerê e realiza até sexta-feira, 27, uma exposição de fotografias e vídeos dos registros desses 11 meses de trabalho. A exposição acontece no auditório do Colégio Estadual Antonio Lacerda Braga – Premem II, das 8 às 12 horas, e é aberta a toda comunidade.
Os registros e histórias contadas na exposição são de uma Kombi que tem viajado pelo Brasil e chama-se Alice (uma referência a Alice no país das maravilhas). Junto dela estão os aventureiros Inês Calixto e Franco Hoff, como também os personagens Chico, o Pingo e o Lindolfo.
O projeto nasce da ideia do casal tripulante fotografar histórias narradas por pessoas simples, investigando seu modo de ser e de viver. A pretensão é trabalhar a inserção cultural de comunidades do interior do Brasil, em três linguagens: a literatura, o cinema e a fotografia. Ao mesmo tempo compor uma coletânea de causos narrados pelos protagonistas (pessoas do lugar onde visitarmos) registrando seu modo de ser e fazer cultura.
A Kombi que tem viajado pelo Brasil é quem conta as histórias que vive em um blog. Ao todo, ela deve percorrer até o final do trabalho 150 mil quilômetros. Nos primeiros seis meses de viagem, o casal viajou pelo rio São Francisco, da nascente até a foz e é o material que está em exposição em Goioerê.
Neste momento, o roteiro pela região Sul está em fase final. Segundo os tripulantes faltam, em média, um ano e meio de viagem. “É um trabalho que temos aprendido muitíssimo e tentamos devolver para a comunidade o que ela oferece para o nosso trabalho com exposições, oficinas e cinema”, comenta Inês.
Na Kombi existe tecnologia suficiente para permitir a inclusão cultural das comunidades com as oficinas propostas. O projeto é mantido com recurso próprio do casal. Após a conclusão do roteiro a intenção é publicar três livros: um de fotografias intitulado Brasis do meu Brasil, outro de causos e contos Histórias de Alice e o diário de viagem relatando a experiência do casal em Retratista viajante.
Além da exposição, mais sobre o projeto está disponível emwww.historiasdealice.com.br.

Os tripulantes – O casal já participou de vários programas de TV e escrevem regularmente para o National Geograph e para a Folha de São Paulo. Franco Hoff é fotógrafo, fotojornalista, analista de Sistemas, fotógrafo freelancer na agência FuturaPress, revistas do Grupo Abril, portais do Terra e UOL, PhotoMagazine, Itaú Cultural. Ministra workshops e oficinas de fotografia. Crítico de fotografia do site Fotocolagem parceiro do Diário do Grande ABC. Dedica-se a fotografia em Still de cinema e a projetos autorais.
Inês Calixto além de fotógrafa é pedagoga, especialista em Gestão escolar colegiada e em Aconselhamento e relação de ajuda.


Post a Comment

Your email is never shared. Required fields are marked *

*
*