Tutóia, uma maravilha a ser visitada

Deixa eu contar. Por estes dias todos, em nosso ir e vir, a rota foi o Delta do Parnaíba, situado entre os estados do Piauí e Maranhão, o único das Américas e um dos únicos do mundo em mar aberto. Coisa rara de se ver.

No estado do Piauí, optamos por ficar na Pedra do Sal. No Maranhão ficamos alojados em Tutóia, na pousada Jangadá, que gentilmente nos recebeu. Ao Marcos e equipe, nosso muito obrigada.

IMG_3653 IMG_4180-Editar

Escolhemos conviver um pouco com os pescadores do lugar e o resultado foi uma experiência humana fantástica! Hoje até teve oficina de fotografia e o Chico é sucesso entre os garotos.  Poucos me viram porque ando fugindo um pouco da maresia e, só desta vez, evite beirar muito o mar, que aliás, fica bem na porta da pousada onde fiquei estacionada.

IMG_4956 IMG_4367

De onde estou posso ver as crianças brincando, correndo, catando siri, jogando bola. Vejo a maré encher e vazar. Ela fica grande, cresce, cresce e engole tudo, depois vaza deixando a areia encharcada com jeito de fundo de mar.

IMG_3897 IMG_5022

Tutóia, é um lugar que toda gente deveria conhecer. Tem a beleza de um mar de ondas serenas, a simplicidade dos pescadores que todos os dias, em diferentes horas, entram com suas jangadas mar a dentro, o sabor delicioso do cajuí, do camarão, do siri fresquinho, do peixe, comprado diretamente do pescador.

IMG_3706-Editar IMG_3783-Editar

Ei, o que está esperando? Arrume suas malas, com só um pouco de roupa, traga óculos que enxerguem a beleza do azul, do verde, do vermelho. Peque um ônibus, uma avião, uma carona, uma bicicleta, uma moto e… Chegue aqui.

3 Comments

  1. Ivan
    Posted 25/09/2011 at 7:40 pm | Permalink

    Blz de lugar, lindas fotos,da mesmo vontade de pegar o trens e partir direto para o Piaui.
    Um abç moçada.

  2. Alice
    Posted 12/10/2011 at 8:57 am | Permalink

    Venha para cá, Ivan!

    Piaui, é um desses lugares que não deviam faltar no roteiro de um viajante, seja ele, mochileiro, turista, pesquisador, jornalista ou simplesmente uma pessoa que gosta de conhecer o belo visto desde sua forma mais natural.

    Bibi! Fom! fom!

  3. Posted 16/07/2012 at 9:10 pm | Permalink

    Olá,
    Agradecemos a lembrança e nos colocamos sempre a disposição, afinal de contas estamos aqui para isso.

    Marcos Jagatá

Post a Comment

Your email is never shared. Required fields are marked *

*
*