Um oásis no sertão

Ahhhhh!! Voce nem imagina! bibi! Bem no meio do sertão, rodando por um calor de 35 graus, subi, puft! puft! A Serra do Brejo. Quanto mais eu subia, mais o calor  ficava ameno e o verde mais intenso, a caatinga se modificava um pouco, de repente, eis que chego em Triunfo, a cidade sertaneja que nem se parece com sertão. Encravada na serra lembra lugares como : Campos de Jordão – SP, Gramado – RS, Canela – RS, Nova Trento – SC, feito europa no sertão. Aqui se produz banana, café, cana-de-açucar, além de outras gostosuras do nordeste. Mas para além da beleza da serra Triunfo guarda as riquezas de sua história. Cada canto um encanto, a cidade é como se fosse um baú se abrindo de onde saem histórias das mais curiosas tipo :

A casa grande das almas, metade construída no Pernambuco e metade na Paraíba, casa de Alfer e coronéis amigos de Lampião. Naquele tempo era lei: A polícia de Pernambuco não poderia invadir o território paraibano, e vice-versa, desse modo, se supostamente Lampião estivesse perseguido pela polícia de Pernambuco e passasse da sala de estar para a cozinha da sala grande, a polícia de pernambuco não poderia prende-lo, uma vez que, a cozinha se localizava no estado da Paraíba.

Outro manifestação cultural da cidade com aproximadamente 100 anos de existência são os Caretas, grupo carnavalesco tradicional, vivo e real, tão querido e amado que virou símbolo da cidade, representado em máscaras, pinturas chaveiros.

Mas se pensa que a história acabou por ai, engana-se! Nascido das memórias de Triunfo um grupo infanto-juvenil dança o Xaxado vestido tipicamente de cangaceiros. O esmero das roupas traz para o presente uma mostra do estilo do cangaço, os passos e a dança lembram as grandes festas feitas por Lampião e seu bando na caatinga e fazenda de coiteiros amigos.

Triunfo é feito oásis no sertão,  localizado na Serra do Brejo, em Pernambuco, na divisa da Paraíba, a cidade tem clima serrano ameno, localiza-se nos limites do município o ponto mais alto do Estado, o Pico do Papagaio.

Ei, se você está planejando suas férias, inclua Triunfo entre os lugares do Brasil que precisa conhecer, essa terra é bonita demais!

À Diana e a Prefeitura Municipal de Triunfo, um obrigada especial do Projeto Histórias de Alice, pelo apoio em nossa permanência na cidade.

Bibi!! Fom! Fom!

2 Comments

  1. ivan
    Posted 12/12/2011 at 10:43 pm | Permalink

    Poe as fotos ai pra gente ver, uma abç pra vcs.

  2. José Henrique
    Posted 14/12/2011 at 12:53 pm | Permalink

    Olá,acabei de encontarar o site de vocês,e estou mt feliz por isso.

    Eu tenho esse sonho de sair de kombi brasil afora desde q me entendo por gente,e agora encontrando voces,vejo que nao é so uma utopia.

    Vou ler cada post seus,adiro muito a coragem de encarar essa liberdade que Deus nos deu,é para poucos

    parabens a voces !!

Post a Comment

Your email is never shared. Required fields are marked *

*
*