Peregrinação de dois anos pelo interior do Brasil de kombi

Em São Paulo, exposição fotográfica mostra peregrinação de dois anos pelo interior do Brasil

Mariana Pasini
Do UOL, em São Paulo

  • Franco Hoff/Reprodução

    A exposição "Brasil de Dentro" traz imagens do interior do país feitas numa expedição que durou dois anos

    A exposição “Brasil de Dentro” traz imagens do interior do país feitas numa expedição que durou dois anos

Quando saíram de São Paulo em maio de 2010, os fotógrafos Franco Hoff e Inês Calixto tinham poucas certezas. O plano inicial envolvia uma pesquisa através do Brasil de alguns objetos específicos: boas histórias e cultura brasileira “na raiz”. Eles haviam se desfeito de emprego e apartamento, mas não sabiam se a viagem daria certo, se como casal aguentariam o tranco (estavam juntos há apenas dois anos) e sequer se iam voltar.

O resultado de uma aventura de dois anos, 400 municípios, 21 estados e 60 mil quilômetros rodados está na exposição “Brasil de Dentro”, que estreia na terça-feira (26), às 20h, na Galeria Ímã, em São Paulo.

  • O interior da Kombi Alice, com a qual Franco e Inês percorreram 60 mil quilômetros no interior do Brasil

A mostra reúne 22 imagens em preto e branco de sertanejos, comunidades ribeirinhas e índios capturados pelas lentes de Hoff durante a jornada feita a bordo de uma perua Kombi batizada de Alice, que cruzou o país de Leste a Oeste, de Sul a Nordeste. O Norte ficou de fora porque o automóvel, que já era usado, não tinha condições de atravessar o território.

O casal começou a viagem com recursos suficientes para apenas seis meses, mas conseguiu estender a expedição com o dinheiro de trabalhos freelancers de fotos e textos. Um blog conta o que encontraram pelo caminho e outros dados sobre a viagem.

O carinho e a receptividade das pessoas que encontraram são marcas da viagem. “A gente pensava que estava chegando com alguma coisa, e eles estavam vindo com muito mais generosidade pra gente”, diz Inês. Ela chegou a ser atropelada em Serra Pelada, no Pará, mas a comunidade se uniu e conseguiu pagar estadia num hotel e exames médicos. “Muita gente sentiu até pena da gente ao ver que morávamos na Kombi”, diz Franco.

Em São Paulo, exposição “Brasil de dentro” traz fotografias do interior do país

Foto 6 de 16 – A exposição “Brasil de Dentro” traz imagens do interior do país feitas numa expedição que durou dois anos Franco Hoff/Reprodução

Em São Lourenço do Sul (RS), cidade onde Franco nasceu, eles chegaram na véspera de uma das piores enchentes que o lugar já viu. Para evitar que fosse levada pelas águas, a Kombi teve que ser amarrada em árvores. “A Alice foi abençoada. Só em volta dela ficaram uns 5 metros sem água”, conta Franco.

De volta à terra firme, a nova empreitada é a busca por recursos para transformar a exposição em livro. Num futuro próximo, o casal quer desbravar os lugares onde a Kombi não conseguiu passar. Desta vez, Alice ficará em casa.

Serviço
Brasil de Dentro: a vida que poucas pessoas vêem
Quando: de 26 de Junho a 20 de agosto; de segunda e sexta das 10h às 20h e sábado das 10h às 17h
Onde: Íma Foto Galeria – End: Rua Fradique Coutinho, 1239 – (11) 3816-1290
Quanto: Entrada franca

http://guia.uol.com.br/sao-paulo/exposicoes/noticias/2012/06/26/em-sao-paulo-exposicao-fotografica-mostra-peregrinacao-de-dois-anos-pelo-interior-do-brasil.htm

Post a Comment

Your email is never shared. Required fields are marked *

*
*