Duna Trip em Natal e redondezas

Seja por relatos de terceiros ou porque simplesmente vimos em algum noticiário ou mesmo numa telenovela, a paisagem natural de Natal certamente está associada à imagem das dunas em nossas mentes. A identificação do local com as dunas é tão grande que elas inclusive dão nome à nova arena multifuncional que está sendo construída na cidade para a Copa do Mundo de 2014, a Arena das Dunas (erguida no lugar do Estádio Dr. João Cláudio Vasconcelos Machado, o “Machadão”).

Por isso mesmo, é impossível imaginar uma viagem a Natal que não inclua uma visita às dunas da cidade (ou ao menos uma deveria ser) e, sendo assim, por que não um roteiro só com as principais dunas da cidade? Uma espécie de “duna trip”, uma road trip por dunas? Aos interessados na ideia, aí vai uma breve sugestão de pontos a serem visitados.

Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu

Dunas de Genipabu

Dunas de Genipabu

Provavelmente muita gente não saiba, mas o Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu, conhecido simplesmente como Genipabu, não fica localizado na cidade de Natal, mas em Extremoz, na Microrregião de Natal (litoral norte). O que muita gente certamente sabe é que aqui se encontram as dunas mais visitadas da cidade e cujos passeios de bugue são os mais famosos.

O parque é uma área de proteção ambiental composta pela praia, lagoa e dunas, e aqui os passeios de bugue podem chegar a quatro ou cinco horas, incluindo um passeio geral pela região. O mais interessante é que o passeio pelas dunas de Genipabu apresenta modalidades das mais ecléticas: você pode dar uma volta de bugue, jegue, dromedário ou praticar o “esquibunda”, modalidade em que se sobe a duna para depois descê-la sentado numa prancha e desembocar na lagoa. Já na praia tem-se a opção de fazer passeios que vão da jangada ao jet-ski. Enfim, há opções para os mais variados gostos e estilos aos dispostos a encarar uma duna trip ou outros passeios.

Praia de Pipa

Falésias de Pipa

Uma praia tranquila marcada pela presença de uma vila de pescadores e localizada em Tibau do Sul, litoral sul, a 85km de Natal. A bela paisagem da praia de Pipa é marcada pela junção das dunas, falésia e vegetação, que a torna famosa na região. Para quem busca beleza e tranquilidade, esta pode ser a praia ideal para sua duna trip.

Morro do Careca – Praia de Ponta Negra

Morro do Careca

Morro do Careca

Localizada no litoral sul, a praia de Ponta Negra é a mais famosa e visitada de Natal e quando o assunto são as dunas, destaca-se o Morro do Careca, formado uma por uma duna cercada por vegetação. O morro de mais de 100m, além de conhecido por sua beleza, era famoso pela prática do “esquibunda”, mas foi fechado para visitação no final da década de 90 para proteger a vegetação que o cerca. Ainda assim pode ser apreciado pelos interessados em conhecerem este importante cartão postal de Natal.

Como se pode imaginar, Natal não é só feita de praias e dunas. Além de muitas outras atrações, a cidade apresenta uma boa infraestrutura turística e ao redor destas atrações você encontra bares, restaurantes e boas opções de hospedagem, como as encontradas no Royal Holiday Brasil. Sinta-se à vontade então para começar a planejar sua duna trip e ir a qualquer época do ano, já que o tempo em Natal é sempre bom.

Post a Comment

Your email is never shared. Required fields are marked *

*
*