Januária

Ei, em seus estudos de história você conheceu a princesa Januária, filha de D. Pedro?

Bom, eu não conheci, só sabia da princesa Isabel, mas vejam só, rodando pelo Médio São Francisco, já aqui no norte de Minas, chegamos a Januária, terra onde a princesa tinha uma casa,com escravo e tudo. Ela devia andar muito por essas paragens. A princesa escolheu bem o lugar para ter uma casa, porque em Januária a paisagem é belíssima.

Foi aqui que navegamos rio adentro para conhecer um pouco mais do jeito de viver do povo do rio. O programa luz para todos chegou nas comunidades ribeirinhas. Onde os cabos de energia não conseguiam chegar, o governo enviou placas de captação de energia solar. Muito lindo este projeto.

O rio sofre com assoriamentos, as águas diminuem e os peixes fogem. Diz um pescador, que tempos atrás os peixes encalhavam na areia, de tanto que tinha. Hoje navega-se muito para conseguir um bom pescado. O rio da integração, tão importante para o país, não fica livre do esgoto, jogado pelas grandes empresas e pelas cidades, em suas águas.

Mas o rio continua ali, lindo! O espelho d’água reflete o rosto e a vida dos homens mulheres e meninos que vivem de suas águas. Veja a vida pelos olhos d’água:

Post a Comment

Your email is never shared. Required fields are marked *

*
*